quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O Hospital Público Municipal e o sonho da população de Quatro Marcos

           O município de São José dos Quatro Marcos recebeu em meados de 1991, na primeira administração do prefeito Carlos Pirota Neto, a visita do então assessor econômico da secretaria de Saúde doutor Ivoni Carneiro de Moraes e do engenheiro civil do departamento de Obras doutor Joel Monte da Cruz, representando o governador da época Jayme Veríssimo Campos. Portavam a notícia de que havia sido liberado Cr$ 187 milhões de cruzeiros pelo Estado de Mato Grosso para construir e equipar um Hospital Municipal local, com capacidade de 25 leitos.
           A pedido do governador e do secretário de estado de Saúde os técnicos aproveitaram para levar do prefeito a autorização para início das obras, bem como a cessão dos direitos do terreno para a construção do hospital. Os Cr$ 187 milhões de cruzeiros liberados eram recursos iniciais para a efetivação da primeira etapa da obra.
Carlos Pirota analisa documentos com representante do Governo
           A construção de um hospital público no município era promessa de campanha ao cargo de prefeito encampada por Carlos Pirota Neto, que desfilou pelas ruas da cidade com caminhões carregados de tijolos. Depois foram expostos em um terreno de sua propriedade em frente à Praça dos Bandeirantes. Naquela época o município possuía dois hospitais particulares e a possibilidade de se ter um hospital público causou alvoroço no meio político e populacional.
           O hospital municipal de São José dos Quatro Marcos foi inaugurado no dia 15 de junho de 1994, já na administração do prefeito Reinaldo Botelho. A solenidade contou com a presença da equipe do governador Jayme Campos e foi animada pela Banda do Exército de Cáceres. A lei que dispõe sobre a criação do hospital Municipal é a Lei nº 506/94 de 08 de julho de 1994, que diz em seu artigo primeiro:
Art. 1º - Fica criado o Hospital Municipal de São José dos Quatro Marcos que tem por objetivo ampliar a capacidade de leitos hospitalares e contribuir com a melhoria no atendimento à saúde da municipalidade.
Mas os sonhos políticos com frutos advindos dessa benfeitoria não paravam por aí. Nesse mesmo ano (1994) Carlos Pirota Neto se candidata a deputado estadual e sua principal bandeira era que o hospital municipal atenderia a população de toda a região. Perdeu a eleição por 317 votos, ficando na segunda suplência.
Solenidade de inauguração do Hospital Municipal

           Com os municípios colocando seus pacientes para serem atendidos pelo hospital municipal de São José dos Quatro Marcos, sem custo algum, as despesas foram recaindo sobre a administração do prefeito Reinaldo Botelho, que a muito custo mantinha o hospital funcionando. Botelho havia sido apadrinhado por Carlos Pirota Neto para chegar ao poder, já que não havia reeleição para mandato consecutivo. Pirota seria novamente candidato a prefeito em 1996, último ano da administração de Reinaldo Botelho.
           Vencidas as eleições por Carlos Pirota Neto para o mandato (1997–2000), após diálogos com os municípios para dividirem as despesas não obter resultados positivos, a alternativa para equilibrar os gastos públicos com a Saúde do município de São José dos Quatro Marcos foi determinar o fechamento do hospital Municipal, o qual passou a funcionar apenas como pronto atendimento.
          Mais recentemente o prefeito Ronaldo Floreano dos Santos (2017–2020), com apoio do deputado federal por Mato Grosso Valtenir Pereira, vem buscando caminhos para a reabertura do hospital municipal para atender as demandas. Para tanto, Valtenir destina emendas parlamentar de sua autoria para reformas e aquisições de equipamentos.
Jaime Campos e Reinaldo Botelho em visita ao Hospital

Solenidade de Inauguração do Hospital Municipal

Finalização das obras do Hospital Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário