quinta-feira, 5 de março de 2015

A História da Emancipação e da Política de Quatro Marcos

         Analisando os históricos de criação de vários municípios do Estado de Mato Grosso, durante a década de 1.970, percebe-se uma corrida emancipatória, principalmente na segunda metade da década. Olhando para a região Sudoeste, constata-se a criação do município de Mirassol D´Oeste e nesta nova unidade municipal o surgimento do distrito de São José dos Quatro Marcos, através da Lei nº 3.934, de 04 de outubro de 1.977.
         Mais dois anos e nascia o município, agora com a denominação simplificada para Quatro Marcos. Este fato deu-se através da Lei Estadual nº 4.154, de 14 de dezembro de 1.979, de autoria do deputado Aldo Borges e sancionada pelo governador do Estado de Mato Grosso, Frederico Campos. Em seu artigo primeiro, a lei diz que "fica elevado à categoria de município, com o nome de Quatro Marcos o distrito de São José dos Quatro Marcos, criado como unidade integrante do município de Mirassol D´Oeste, pela Lei nº 3.934, de 04 de outubro de 1.977".
         Apesar de criado, o município de Quatro Marcos não teve sua instalação imediata, uma vez que teria que obedecer os termos da lei complementar federal nº 01, de 09 de novembro de 1.967, editada para "estabelecer os requisitos mínimos de população e renda pública e a forma de consulta prévia às populações locais, para a criação de novos municípios". Enquanto não instalado, permaneceu sob jurisdição política e administrativa da prefeitura municipal de Mirassol D’Oeste, a qual manteve os serviços essenciais à população residente na área emancipada.
         Na prática, a instalação do município de Quatro Marcos aconteceu no dia 31 de janeiro de 1.981, ocasião em que Antônio Alvarez foi nomeado como administrador municipal. Ele conduziu o município até o dia 31 de janeiro de 1.983, quando passou a administração para o prefeito Durvalino Peruchi, eleito nas eleições de 1.982.
         Durvalino Peruchi havia sido vereador por Quatro Marcos na Câmara Municipal de Mirassol D´Oeste, e foi empossado como primeiro prefeito eleito. Junto com ele tomou posse também o seu vice, Salvador Garcia Gamarra e os vereadores da primeira legislatura municipal.
         Durvalino Peruchi conduziu os destinos de Quatro Marcos por seis anos, em função de um Decreto Lei do ex-presidente Ernesto Geisel, e governou o município até 31 de dezembro de 1.988, e entregando o cargo ao seu substituto, Carlos Pirota Neto, no dia 01 de janeiro de 1.989.
Foto: Arquivo pessoal Luiz Carlos Bordin

Nenhum comentário:

Postar um comentário