quarta-feira, 25 de março de 2015

A progressão da rede de ensino em São José dos Quatro Marcos

           A Escola Rural Mista Duque de Caxias, feita de pau-a-pique em 1966, foi o marco inicial para alavancar o setor educacional em São José dos Quatro Marcos. Depois de funcionar num dos lados do cruzamento das avenidas São Paulo e Guilherme Pinto Cardoso, ela foi transferida para um novo local. Era de tábuas e situava-se onde atualmente está o pavilhão esquerdo da escola estadual Bertoldo Freire.
Placa de inauguração da antiga Escola de Quatro Marcos
           Com o aumento da demanda e a necessidade de novas séries escolares, chega o apoio do Governo do Estado para construir uma nova escola. Foram quatro salas de aulas, sala dos professores, sala da diretoria e sanitários, desta vez tudo em alvenaria, situada na rua Pernambuco, no centro da cidade. Esta nova unidade escolar chamou-se Escola de Quatro Marcos, inaugurada em junho de 1974.
           Enquanto a Escola de Quatro Marcos não ficava pronta, foi construída uma extensão dela. A extensão era de tábuas e contava com sala dos professores, quatro salas de aulas e sala da diretoria. Na frente ficava uma plantação de maracujá, suspensa, que servia para fazer sombra aos alunos; aos fundos, os banheiros em estilo privada e uma grande horta. Essa extensão escolar situava-se aos fundos do hospital doutor Guilherme Cardoso.
Escola de Quatro Marcos é a atual Escola Bertoldo Freire
           O apoio do Governo do Estado veio em função da solicitação de Antônio Alvarez, então vereador do município de Cáceres, representando os interesses da Gleba de São José dos Quatro Marcos. Foi ele que solicitou ao governador José Manuel Fontanillas Fragelli a construção de prédio escolar condizente.
           O Plano Municipal de Educação de São José dos Quatro Marcos para o decênio 2015 a 2025, cita que: "Inicialmente a Educação em São José dos Quatro Marcos era administrada pela Secretaria Municipal de Cáceres. Por alguns anos o ensino em São José dos Quatro Marcos ficou sob o comando de Cáceres e, posteriormente, de Mirassol D’Oeste. Até o ano de 1973 eram oferecidas somente as séries iniciais".
           "Em 17 de abril de 1973 a professora Gislaine Moreno, diretora da Diste, autorizou o funcionamento a título precário, de 5ª a 8ª série do 1º grau no patrimônio São José dos Quatro Marcos , isto dando continuidade às quatro primeiras séries da Escola Municipal, do núcleo onde já funcionava há vários anos".
           Em 1973 chega em São José dos Quatro Marcos os professores com formação em magistério, José Lessi e Maria Lessi. Os dois irmãos vieram exclusivamente atendendo pedidos para lecionar para os alunos que iniciariam as aulas de 5 a 8 do ensino fundamental. Com eles, estava também a professora Pacífica Soares Góes.
           Os três professores, juntamente com a diretora Maria Amélia Esper Ferreira, formaram o corpo docente da Escola de Quatro Marcos, onde somente as 5ª e 6ª séries eram administradas pelo Estado. Assim, a educação se expandia na localidade.
           Mais adiante, já no ano de 1976, surge proposta com eminência política e a Escola de Quatro Marcos passa a se chamar Escola Estadual Marechal Rondon. Nova mudança de nome ocorre em 1979, quando ela passa a se chamar definitivamente de Escola Estadual Bertoldo Freire.
           Com a construção de uma segunda escola estadual, surge a oportunidade de resgatar o nome de Marechal Rondon, que foi autorizada a entrar em funcionamento no ano de 1980 com o nome de Escola Estadual Marechal Rondon. Ela foi criada pelo Decreto Estadual nº 812 de 30 de janeiro de 1981.
Escola Estadual Marechal Rondon em 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário