terça-feira, 17 de março de 2015

População lutou em defesa do padroeiro de Quatro Marcos

         A lei que criou o distrito de São José dos Quatro Marcos trouxe em seu bojo os desejos da população local, que tinha São José Operário como seu padroeiro religioso. Mas a lei de criação do município suprimiu o São José e a localidade passou a chamar simplesmente Quatro Marcos. Por cerca de cinco anos esta denominação permaneceu reduzida.
         Mas a população quatromarquense, incentivada pelo padre Georges, interviu com manifestações e exigiu o nome completo que existia na ocasião em que era distrito, visto que São José é o padroeiro da localidade. A mobilização fez com que o vereador José Valverde Filho apresentasse uma indicação à Câmara Municipal de Quatro Marcos, no dia 18 de agosto de 1.983, solicitando o atendimento dos manifestantes para que se fizesse a reposição de São José ao nome do município.
         A indicação do vereador José Valverde foi aprovada pelos vereadores e entregue aos deputados estaduais Ubiratan Spinelli e Ninomya Miguel para que apresentasse um projeto de lei na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, visando devolver o nome completo do município. Os dois deputados conseguiram a aprovação do projeto que se transformou na lei nº 4.637 de 10 de janeiro de 1.984, sancionada pelo então governador Júlio Campos.
         Ubiratan e Ninomya embasaram o projeto de lei no artigo 133, parágrafo único, da Lei Orgânica dos Municípios do Estado de Mato Grosso de nº 3.770 de 14 de setembro de 1.976, que permitia a volta do uso dos nomes extensos, respeitando a vontade dos habitantes das comunidades com nomes nessas condições. Assim, o objetivo foi alcançado e o município voltou a ser chamado de São José dos Quatro Marcos.
Foto: Arquivo de Luiz Carlos Bordin

Nenhum comentário:

Postar um comentário