sexta-feira, 3 de julho de 2015

Primeira celebração religiosa na futura Quatro Marcos foi em 1.966

         A primeira missa rezada com as famílias de sitiantes e moradores, onde posteriormente seria criado o distrito de São José dos Quatro Marcos, foi presidida por Frei Amadeu Taurines em 1966. Conforme o pioneiro Fidélis José de Souza, foi aberta uma clareira, onde atualmente é a praça dos Bandeirantes, para realizar a celebração religiosa. No local, eles construíram uma igrejinha coberta de folhas de coqueiros.
         Pouco tempo depois, já no ano de 1968, os frequentadores da recém-criada comunidade religiosa se reuniram e fizeram a construção da igreja em madeira. A crescente chegada de pessoas na localidade fez com que a igreja ficasse pequena, então, novamente se reuniram e levantaram uma nova construção. Esta agora de alvenaria. Enquanto o povo rezava na pequena igreja, as paredes iam sendo levantadas ao seu redor. Depois da igreja de Alvenaria e já com a presença de Padre Georges, foi então idealizada por ele a construção da atual igreja Matriz de São José dos Quatro Marcos.
         Dois Freis realizavam com regularidade as celebrações e as visitas religiosas na comunidade quatromarquense. Seus nomes, segundo a Diocese de Cáceres, eram Frei Elias Mas e Frei Ênio Grenga. Com o retorno deles para a Itália, as celebrações passaram a ser realizadas por Dom Máximo Biennés, já no ano de 1972. A já formada comunidade de Quatro Marcos pertencia ao Setor Pastoral de Mirassol D´Oeste.
Primeira capela em alvenaria: local atual da Praça dos Bandeirantes
Em 1978 inicia a Festa do Padroeiro São Jose Operário
A atual Igreja Matriz de São José dos Quatro Marcos


           Segundo site da Diocese de Cáceres, "os marianos, vindos de São Paulo, constituíram no tempo de fundação da cidade uma equipe segura que assumiu os destinos da Igreja e da Comunidade. O sacerdote, recebido amavelmente, dava grande incentivo, sobretudo aos cursos ministeriais de Cáceres, onde eram preparados responsáveis para a comunidade. O Catecismo, os Marianos, os Jovens e o Apostolado da Oração, formavam uma sólida estrutura que sustentava o crescimento da comunidade religiosa de Quatro Marcos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário