quinta-feira, 30 de julho de 2015

Um Distrito de predominância rural na década de 1.980

           Em 1.968, concluiu-se a primeira estrada ligando São José dos Quatro Marcos a Mirassol D’Oeste, facilitando o escoamento da produção agrícola, que começava a crescer no município, tornando-se a principal atividade econômica do até então vilarejo. Esta estrada foi à via de intercâmbio econômico e também acesso do fluxo de pessoas e de mercadorias.
           O vilarejo estava, portanto, adquirindo uma dinamicidade capitalista pautada na economia agrícola e aos poucos também, expandindo seus produtos por tal via de acesso que a ligava a outras partes do estado de Mato Grosso. A população do território ocupado e produtivo, em expansão, que viria se tornar município, preconizava a legitimidade da instituição deste espaço como lugar emancipado politicamente para que as suas atividades produtivas não se limitassem a outro município.
           Em 1.979, ano de sua emancipação política, Quatro Marcos possuía uma população de 18.208 habitantes, estando concentrados 68% (12.328 habitantes) na zona rural e 32% (5.876 habitantes) na área urbana, (IBGE: censo 1980). A população rural estava distribuída em 19 comunidades.

Veja quadro das comunidades rurais de Quatro Marcos em 1.980.
01      Caetezinho                 02      Ressaca
03      Poção                        04      Boca Rica
05      Salvação                    06      Corgão

07      São Sebastião            08      Nova Paulista
09      São Manoel                10      Córrego da Abelha
11      São Miguel                 12      Santa Fé D’ Oeste
13      Barreirão                   14      Lagoa São José
15      Aparecida Bela           16      Pitas
17      Brinco de Ouro           18      Santa Terezinha
19      Gleba Cuiabana
*Fonte: Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural, 1980.

           Ao analisarmos o quadro percebemos que até a década de 1980, o município era predominantemente rural. Assim, a lógica econômica que regia tal cidade estava relacionada à produção agrícola. Nesse sentido, outras atividades foram surgindo em detrimento desta, como: o aparecimento de vários comércios que passariam a se fixar no município entre eles alguns armazéns de secos e molhados; lojas, serrarias, beneficiadoras de cereais, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário