quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A chegada do cinema em São José dos Quatro Marcos

         A presença de uma sala de cinema em São José dos Quatro Marcos remonta proximidade com o meado da década de 1.970. O patrimônio iniciado em 1.967 se expandia e a instalação de um cinema era o primeiro passo para a formação de espaços de cultura e de lazer para a população local.
         No ano de 1.973 chegava no patrimônio, Conceição Marcolino Costa, com esposa e filhos. Conceição adquiriu um terreno e, nele, havia um enorme salão com uma máquina de arroz, já desativada. Esse terreno foi vendido e a máquina de arroz retirada do local.
         O prédio de madeira não ficou abandonado. Nele foi instalado o cinema de propriedade de Alceu Turazzi. Era um local bem visitado pelas famílias da época que se divertiam nas noites assistindo filmes. Enquanto isso, um novo prédio, em alvenaria, era construído no centro da cidade. Mais espaçoso, mais aconchegante e mais moderno ele passou a abrigar o cinema, que funcionou até meados de 1.980.
Prédio do antigo cinema em frente à Praça dos Bandeirantes
         O prédio de madeira, onde funcionou uma máquina de arroz e posteriormente o cinema, em pouco tempo foi desmanchado. Em seu lugar surgia novas instalações modernas para abrigar a primeira agência bancária do já distrito de São José dos Quatro Marcos. É o que relata Isméria Marcolina, uma das filhas de Conceição Marcolino Costa.
Prédio e equipe do Banco Financial em Quatro Marcos
         “Quando minha família chegou em Quatro Marcos, em 1.973, no lugar onde hoje é o Comercial Lima, era um prédio de madeira e nele tinha uma máquina de arroz desativada. Pertencia ao meu pai, o Sr. Conceição Marcolino Costa. Posteriormente, meu pai vendeu. Tirou-se a máquina de arroz, ficando o prédio, onde funcionou o cinema por algum tempo. Cheguei a assistir filme e até o globo da morte, lá neste local. Só depois é que derrubaram e construíram o Banco Financial. E quanto ao cinema, não me recordo se funcionou em um segundo lugar, antes de ir para o ‘Prédio do Tolon’, hoje Supermercado São José”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário