segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A Biblioteca Pública Municipal e o projeto de incentivo à leitura

           A Biblioteca Pública Municipal foi criada pela Lei nº 028 de 17 de fevereiro de 1984, na sede do município de São José dos Quatro Marcos. Na ocasião, foi destinado três milhões de cruzeiros do orçamento anual para as despesas de instalação, contratação de funcionário, manutenção e aquisição do acervo inicial. A lei propôs, também, a inclusão nos orçamentos anuais seguintes de 20 salários mínimos vigente, destinados especificamente para esses fins.
           Depois de criada, uma nova lei foi aprovada, a 033 de 03 de maio de 1984, dispondo sobre a denominação da Biblioteca Pública. Pela Lei, o nome aprovado foi de Aneir Gonçalves Ferreira. Desta forma, passou-se a chamar Biblioteca Pública Municipal “Aneir Gonçalves Ferreira”.
           No dia 1º de junho de 1984, procedeu-se o cadastro junto ao Instituto Nacional do Livro, que expediu Certificado de registro da Biblioteca sob nº 23961. A Fundação Biblioteca Nacional, através da Coordenadoria do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, também expediu registro sob o nº 2653, reconhecendo a nova biblioteca.
           No ano de 2009 a Biblioteca Pública se encontrava praticamente fechada e a administração municipal daquele ano autorizou sua restauração. Sob comando do Departamento de Cultura e Turismo, órgão recém colocado em funcionamento, a biblioteca foi ganhando novos ares. A modernização foi acontecendo, com novos livros, novos móveis, novas prateleiras, e a divulgação foi obtendo resultados positivos a cada ano.
Biblioteca Pública ganhou novo visual a partir de 2009
           Em 2011, um projeto de leitura implantado pelo chefe do departamento de Cultura, Luiz Carlos Bordin, obtinha resultados excelentes com crianças e adolescentes. Desta forma, foi aprovada a Lei nº 1396 de 13 de outubro de 2011, criando o projeto “Livro e Leitura na Minha Casa”. Desde então, são adquiridos livros duas vezes ao ano para o acervo, e as pessoas podem levar esses livros, de vários seguimentos literários, para ler em casa.
Projeto de incentivo à leitura visa aquisição de livros literários
           Para se ter uma ideia, somente no ano de 2016, foram emprestados 3525 livros de literatura para serem lidos em casa. Lembrando que a população estimada nesse ano era de pouco mais de 18 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário