terça-feira, 31 de outubro de 2017

A indústria da teca e o setor moveleiro na economia do município

           No ano de 2002, iniciou-se no município o preparo para a instalação da indústria de madeira a partir da teca. As plantações começaram a ser desenvolvidas, sendo mais uma fonte de empregos e fluxo de capital em circulação.

           Com a produção de árvores de teca em alta, o grupo Nederlof Agro Florestal, com participação de capital holandês, inaugurou em fevereiro de 2010, a fábrica de beneficiamento de Teca, Soroteca, no município de São José dos Quatro Marcos. O objetivo era agregar valor à madeira que já vinha sendo cultivada pelo grupo na região há quase dez anos. 
Produção de Teca em expansão aquece a economia
           Para atender a demanda inicial, a empresa Soroteca contava com 9 hectares de área cultivada, o equivalente a nove campos de futebol. Elas estavam divididas em 11 fazendas distribuídas entre os municípios de Cáceres e São José dos Quatro Marcos. Com a previsão de ampliação da área plantada, os investimentos em novas plantações também eram perspectivas de ampliação, gerando emprego, renda e o desenvolvimento da região.
           Somente na área de plantio e na fábrica, em sua primeira fase, 150 famílias foram empregadas. Com a ampliação, a previsão era de que fossem contratadas mais de 100 pessoas diretamente, gerando outros 300 empregos indiretos.
           As marcenarias do município também acreditaram na nova fonte de renda e começaram a produzir móveis a partir da teca. Para alimentar a produção de madeira, pequenos sitiantes também passaram a cultivar as árvores, agregando valor à propriedade e renda para a família. Dessa forma, o setor moveleiro vem ganhando espaço no mercado de produto oriundos da teca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário