quinta-feira, 26 de julho de 2018

A concretização do sonho de construir uma cidade

         Com a chegada de Zeferino José de Matos na região, piauiense nascido em 26 de agosto de 1908, proprietário de duas áreas de terras delimitadas por dois dos quatro marcos, toma impulso e emerge, de fato, o sonho de se construir uma cidade no meio da mata. Zeferino e seu filho Nilze José de Matos limparam o primeiro lote e retornando para casa conta à família que tinha vislumbrado uma grande cidade no local.
         Os trabalhos continuaram e o tempo foi passando. Vendendo e doando lotes Zeferino alimentava o sonho e objetivo de construção da nova cidade. Várias obras foram viabilizadas por Zeferino. Construção de colégio, praça, instalação do posto de Correios e a maioria das edificações públicas tiveram o terreno doado por Zeferino.
         Ele também dava assistência aos moradores da região, pagava do próprio bolso o salário do primeiro professor da escolinha, o qual depois desistiu, e ainda transportava os doentes em veículos de sua propriedade. Assim, Zeferino concretizou vários sonhos: viu a cidade crescer e presenciou sua emancipação; construiu o primeiro prédio e participou ativamente de todas as grandes conquistas do seu povo.
         Somente duas coisas esse bravo brasileiro não conseguiu realizar: ser prefeito da cidade que fundou, devido a problemas de saúde e seu estado avançado de idade, e ver finalmente a comarca de São José dos Quatro Marcos ser instalada.
Autoridades, Zeferino e Antônio Alvarez na década de 1980

Nenhum comentário:

Postar um comentário