sexta-feira, 27 de julho de 2018

A Independência de Quatro Marcos pelos olhos de Antônio Alvarez

         O processo de desenvolvimento de São José dos Quatro Marcos toma impulso em 1969 com a chegada de Antônio Alvarez. Com atitudes empreendedoras inaugura a primeira indústria para exploração e comercialização de madeira. Em seguida, funda a primeira empresa de transporte coletivo, a Expresso Palmeiras que posteriormente deu origem à empresa de ônibus TransJaó para atuar no transporte de pessoas pela região.
         Em 1972 foi eleito vereador por Cáceres para representar os interesses da população de São José dos Quatro Marcos. Mas foi em 1974 que junto com os senhores Primo Paro, João Pavim, Wilson Rigota, José Paro, Walter Rigota, Paulo Queiroz, Zeferino José de Matos, José Rosa Paes, João Guevara, José Antônio Lima e tanto outros, fundaram a Associação dos Amigos de São José dos Quatro Marcos. Alvarez assume a presidência da associação, desencadeando uma ferrenha campanha para a emancipação do município.
         Para a associação São José dos Quatro Marcos tinha todo o direito de se emancipar, inclusive porque os levantamentos que fizeram apontavam que o número de habitantes local era superior ao número de habitantes de Mirassol D´Oeste, mas mesmo assim, encontrava verdadeira resistência do município vizinho à sua pretensão de independência.
         Num processo polêmico e com uma batalha política acirrada a emancipação foi garantida através de um projeto de lei do deputado estadual Aldo Ribeiro Borges, que fizera o compromisso com a população de São José dos Quatro Marcos. Aldo Borges prometera que se a população o apoiasse politicamente, ele apresentaria o projeto de criação do município e o defenderia na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O acordo garantiu a totalidade dos votos da população a Aldo Borges.
         Emancipado em 1979 o município de São José dos Quatro Marcos teve o seu primeiro prefeito nomeado pelo governador do Estado Frederico Carlos Soares Campos (1979 - 1983), que foi Antônio Alvarez. Ele assumiu o posto sem ter estrutura física e material para funcionamento da Prefeitura. Funcionando provisoriamente em prédio e instalações do Lions Clube, cedidas pelo seu presidente Gilson Alexandre de Alvim Coimbra, a primeira obra foi o levantamento das divisas do município feito pelo Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (Incra), seguida de construção de estradas, escolas e centro de saúde.
         O enquadramento do município no programa do Polo-Noroeste deu um grande impulso para o desenvolvimento econômico. Na primeira administração foram inauguradas as agências dos bancos do Brasil, Bemat, Caixa Econômica Federal e ainda a Telemat e os Correios. Assim, o município estava sendo preparado para crescer e se desenvolver.
Ato de nomeação do Administrador Antônio Alvarez, 1981

Nenhum comentário:

Postar um comentário