quinta-feira, 26 de julho de 2018

Surgem as contribuições no caminho do desenvolvimento

         Duas pessoas que também tiveram seus nomes arraigados na história de São José dos Quatro Marcos foi Manoel Paulino Gomes, natural de Sebastianópolis – SP e Antônio Alvarez, natural de José Bonifácio – SP.
         Manoel Paulino comprou, com o pai, uma área de terras da Colonizadora Paulo Mendonça, em 1961. Em maio de 1964 ele veio à Gleba Mirassol localizar sua área de terras e já em outubro desse mesmo ano, muda-se definitivamente para a região. Inicialmente ele estabeleceu-se na currutela de Mirassol D´Oeste, onde abriu um armazém para comércio de produtos de secos e molhados.
         Com a chegada de colonos para a região de São José dos Quatro Marcos, Manoel Paulino abre uma filial de seu armazém (o primeiro) para a venda de mantimentos e ferramentas de trabalho. Assim, ele estava dando o primeiro passo para a expansão comercial na região.
         De 1966 a 1967 foi nomeado pelo delegado regional de Cáceres como delegado de polícia em Mirassol D´Oeste. Essa era ainda a época em que os detentos eram presos pelos pés em uma corrente fixada nas árvores.
         Manoel Paulino também se aventurou na política, sendo candidato a vereador, participando ativamente no processo de emancipação de São José dos Quatro Marcos. Foi ele o doador do terreno que abriga o recinto da Festa do Peão. Como comerciante e cidadão quatromarquense contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento do município.
Vista aérea do Recinto de Festas do Peão de Quatro Marcos
         Já Antônio Alvarez deu sua maior parte contributiva pelo campo da política, além de ter sido um empreendedor de industrialização de madeira. Se torna vereador por Cáceres, representando a região de São José dos Quatro Marcos; participada da criação de uma associação empreendedora com foco no desenvolvimento local; participa ativamente do processo de emancipação e se torna o administrador nomeado pelo governador do Estado para dirigir os destinos do município, enquanto não se acontece o processo para eleição do primeiro prefeito eleito.
Antônio Alvarez, Luiz Barboza e Padre Georges em 1978

Nenhum comentário:

Postar um comentário