quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Avenida São Paulo é em homenagem aos fundadores e pioneiros de São José dos Quatro Marcos

         Não se tem um documento sobre a nomeação da rua principal do vilarejo de Quatro Marcos como Avenida São Paulo, mas pode-se determinar que ela surgiu em homenagem aos pioneiros e fundadores que, em busca de terras boas para plantio, foram chegando com suas famílias de cidades como São José do Rio Preto (SP), Santa Fé do Sul (SP) e diversas outras regiões dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e em menor proporção da região nordeste. Isso ocorreu a partir da década de 1.960. Eles buscavam a fertilidade do solo para plantarem arroz, milho e, principalmente, café, devido a tradição dos seus estados de origem.
         Ao idealizar e propor a fundação de uma cidade, Zeferino José de Matos planejara que as primeiras ruas e avenidas a serem abertas levariam o nome dos estados brasileiros. A principal delas recebeu o nome de Avenida São Paulo, em homenagem aos fundadores e primeiros pioneiros que vieram do estado de São Paulo.
           Na foto, temos a vista parcial da área central de São José dos Quatro Marcos no início da década de 1.970, a posição do fotógrafo está precisamente no centro da Avenida São Paulo, esquina com a Rua Pernambuco, em direção à Mirassol D´Oeste.
         A demarcação de avenida na época eram os postes de madeira que sustentavam a fiação que distribuía a energia produzida por motores a diesel.
         As referências para a centralidade da cidade na Avenida São Paulo é a placa do posto Texaco, à esquerda, de propriedade de Gabriel Lopes e, à direita, o escritório Mato Grosso de propriedade do senhor Otávio.
Foto: Álbum da família Zeferino.

2 comentários:

  1. Eu me lembro bem desse posto TEXACO era onde hoje é o consultório do Dr. Helio. Do sr. Otávio tbm me lembro. Acho Acho to velha.kkk saudades desse tempo.
    Neuzeli Guevara

    ResponderExcluir
  2. Estive aí em Quatro Marcos por essa época, para visitar meu avô, Zeferino. Foi em 1976. Fui com minha avó Isidora (ela não gostava desse nome), que tinha vindo nos visitar, e demoramos três dias para chegar a Quatro Marcos, saindo aqui de Jales. Me lembro que não tinha energia elétrica na cidade e as pessoas iam dormir muito cedo. Na frente da casa do meu avô tinha um terreno (um quarteirão) que ele tinha reservado para construção da igreja matriz. O local tinha muito mato e, à noite, quando eu ia dormir, meu sono era embalado por uma orquestra de sapos.

    ResponderExcluir