quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A "Festa do Padre" e as apresentações culturais

           A festa de reabertura da primeira escola de São José dos Quatro Marcos coincide com a data de fundação do município. Fidélis José de Souza, um dos pioneiros, relembrou a grande mobilização para realizarem a festa do primeiro aniversário da escola. Além das comidas típicas da localidade, houve apresentações culturais diversas. Entre elas, o casamento caipira, pau-de-sebo, cantores locais, apresentações teatrais, bailes, desfiles de carrinhos de tração animal alegóricos e fanfarra. 
           Posteriormente as festividades se desmembraram e no dia 15 de junho permaneceram os desfiles de carros alegóricos, bailes de aniversário e a fanfarra, entre outras. A parte das comidas típicas e outras atividades, passaram a ser realizadas nas festas das colheitas do arroz e do café. 
           Com a chegada de Padre Georges, em 1977, surgiu a ideia de se realizar a Festa do Padroeiro São José, no ano seguinte. A partir daí as festas do arroz e do café foram perdendo espaços. A Festa do Padroeiro era realizada na semana do primeiro de maio, Dia do Trabalhador, e durava em torno de três dias, com comidas típicas, músicas e danças. As apresentações culturais eram intercaladas em blocos para que sobrasse tempo para que se realizasse também os leilões.
Em 1978 Antônio Alvarez (posterior primeiro administrador de Quatro Marcos), Luiz Barbosa (um dos três fundadores de Quatro Marcos) e Padre Georges (primeiro pároco de Quatro Marcos), organizando a primeira Festa do Padroeiro São José Operário, a conhecida Festa do Padre.
           Conforme Padre Georges, para as primeiras apresentações de danças, foram trazidas atividades culturais com várias moças do colégio interno de Cáceres. Eram danças representativas da cultura matogrossense e de diversos outros estados do Brasil. O palco para as danças era improvisado com carrocerias de caminhão. Posteriormente, já na década de 1990, foi construído o palco na praça dos Bandeirantes.
Apresentação de dança na primeira Festa do Padroeiro em 1978

Apresentação de dança na primeira Festa do Padroeiro em 1978

Apresentação de catira na primeira Festa do Padroeiro em 1978

Leilão na primeira Festa do Padroeiro em 1978
            As atividades de dança nas festividades do padroeiro foram se aprimorando, e, com a expansão da rede de ensino e aumento da população, passou-se a utilizar as escolas e instituições do município para fazer as apresentações culturais. E foi assim por longos anos. 
           Mas em 2010 as danças foram apresentadas pela última vez nas “Festa do Padre”. As Festividades do Padroeiro já estavam sob o comando do jovem padre Thiago Bruno. E ele chegara com ideias novas. E passou a realizar a festa com menos dias, sem as danças e com shows musicais com artistas católicos de renome.
           Sentindo a necessidade de continuar essas atividades de dança tão importante para o município, o departamento municipal de Cultura assumiu a responsabilidade de torná-la uma mostra de dança regional em Quatro Marcos. Em 2016 ela começou a ser realizada no mês de abril.
Apresentação do Grupo Chalana na Mostra Regional de Dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário