quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Em 1.970 surgiu a Folia de Reis de Quatro Marcos

         Em São José dos Quatro Marcos a primeira Folia de Reis formou-se em 1970, com a chegada dos imigrantes. Ela foi denominada Companhia de Reis do Barrerão, visto que seus integrantes eram daquela comunidade. De origem paulista, ela mantém até os dias atuais a tradição da viola caipira e a originalidade dos rituais da época.
Foto: Álbum de José Fidelis de Souza
         Após uma turnê da Companhia da Folia de Reis do Barrerão em São Paulo, iniciou-se a construção da Igreja dos devotos de Santos Reis no ano de 1.996, no Bairro Jardim Bela Vista, em São José dos Quatro Marcos.
         Apesar de a companhia ter mudado de sede, visto que seus integrantes, com o passar do tempo passaram a ser da cidade, ela manteve o nome de sua origem.
         Assim, Quatro Marcos tornou-se polo regional de encontro anual dos foliões. A direção geral desta companhia é de Fidélis José de Souza, último remanescente dos fundadores.
Foto: Álbum de José Fidelis de Souza

Um comentário:

  1. GENTE BOA TARDE..... MEU NOME É OSVALDO MERINO, SOU OFICIAL DA RESERVA DA PMMG, MORO EM UBERLÂNDIA-MG. GOSTARIA DE SABER DO Sr FIDÉLIS, SEUS FAMILIARES, OU OS BLOGUEIROS AÍ DE QUATRO MARCOS, SE POR ACASO ELES TEM FOTOS DA FOLIA DE REIS DO BRASÃO. ME PARECE QUE ELE ERA O CAPITÃO DA FOLIA, SE NÃO ME ENGANO ENTRE 1971 E 1973 OU 74. É QUE EU MOREI AÍ QUANDO ERA GURI E MEU FINADO PAI QUE SE CHAMAVA LUCIANO MERINO TOCAVA VIOLÃO NESSA FOLIA DE REIS. LEMBRO-ME QUE FORAM TIRADAS VÁRIAS FOTOS E GRAVADOS ÁUDIOS EM FITA CASSETE DOS FOLIÕES TOCANDO E CANTANDO. SE ALGUÉM TIVER E PUDER ME MANDAR EU AGRADEÇO. MEUS EMAILs. submarino169@gmail.com e
    merino2tenqor@gmail.com

    ResponderExcluir